quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #39 (Ano 2016).


Visando o mundo.

Se nas últimas edições, duas séries pousaram e decidiram descansar, também tivemos três séries que como pássaros curiosos, alçaram voo, e estão em busca de conhecer o mundo. Infelizmente, desses três pássaros, talvez nenhum consiga conhecê-lo realmente. E no meio de tantas incertezas e notícias interessantes, acredito que seja o momento de comentarmos um pouco do que esperar de cada mangá da revista. Vamos analisar a TOC #39:

TOC Weekly Shonen Jump #39 (29/08)
Red Sprite (Capa, Página Colorida de Abertura e Nova Série)
01 - ONE PIECE
02 - Boku no Hero Academia
Haikyuu!! (Página Colorida)
03 - Yuragi-Sou no Yuuna-San
04 - Black Clover
LOVE RUSH! (Página Colorida)
05 - World Trigger
06 - KochiKame
07 - Hinomaru Zumou
Yakusoku Neverland (Capítulo 04)
08 - Shokugeki no Souma
09 - Saiki Kusuo no Sainan
10 - Kimetsu no Yaiba
11 - Toriko
12 - Sesuji wo Pin! to
13 - Samon-Kun wa Summoner
14 - Gintama
15 - Takuan to Batsu no Nichijou Enma-Chou
Isobe Isobee Monogatari

Prévia da Edição #40:
Capa e Página Colorida de Abertura: Haikyuu!!
Página Colorida: Shokugeki no Souma, Red Sprite e Legacy (One Shot, Gold Future Cup)

Gold Future Cup:
One Shot #01: Legacy (Roteiro de Hirao Tomohide e Arte de Yoda Mizuki)
One Shot #02: Boy The Gold (de Yuzuriha Kenta)
One Shot #03: Tokubetsu Kokka Koumuin Kaizousha Taisaku-ka Tanaka Seiji (de Amazuka Keiji)
One Shot #04: Taketorizuki Monogatari (de Matsuda Tomotaka)
One Shot #05: Nikai Bongai Barabarjura (Akutami Gege)

Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos a estréia de "Red Sprite", o último mangá da leva. Para quem não sabe, Red Sprite é do mesmo criador de "Iron Knight", mangá que quase venceu a "GFC" de 2012. Falando na competição, esse ano tivemos mais 5 One Shots, e esperamos que ao menos um seja de ótima qualidade, já que tivemos alguns anos que nenhum dos one shots conseguiu convencer. Ano passado tivemos uma "safra" boa, com ao menos duas obras se destacando: O vencedor Genjuui Toteku e Galaxy Gangs. As duas séries ainda não estrearam, e nem temos confirmação se um dia Galaxy Gangs irá realmente estrear, porém, com certeza veremos Genjuui Toteku acontecer. Quem sabe não seja na próxima leva (ou pode demorar ainda um pouco mais, Hungry Joker demorou cerca de um ano e meio, por exemplo). Nessa edição também tivemos páginas coloridas para Haikyuu!! e LOVE RUSH.

Em primeiro lugar no TOC tivemos ONE PIECE que como sempre continua soberano na revista. Muitos vem comentando sobre a queda de vendas da série, e mesmo que devo assumir que nesses últimos volumes a série vem tendo uma queda porcentual um pouco maior que o normal, os leitores não devem se preocupar, é mais do que natural que a série caia suas vendas, os 3 milhões eram inflados pelo sucesso de "marineford", por isso era questão de tempo que o público conquistado pela "moda" abandonasse a série (provavelmente retornarão quando o mangá tiver outra saga gigantesca). O único problema é que essa queda foi acentuada por causa da má recepção de "dressrosa", Oda deve ter cuidado para não estender demais os novos arcos, se não, irá ter outra queda gigantesca de vendas, ao invés de uma pequena e "normal". Logo após na segunda colocação tivemos Boku no Hero Academia, que no próximo volume poderemos saber quanto o anime influenciou positivamente na série. Se o mangá conseguir superar a marca de 550 mil cópias por volume, o que é MUITO provável, já podemos, com 100% de certeza, coloca-lo como o terceiro pilar da revista. O anime não pode ter sido um sucesso gigantesco como Haikyuu!!, mas foi o suficiente para dar um futuro estável para Boku no Hero Academia.

Em terceiro lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San, que essa semana conquistou mais uma outra boa colocação. A série vem tendo um grande destaque por parte dos editores, mas ainda espero que ganhe a sua capa - O mangá não vende o suficiente ao ponto de se tornar um Boku no Hero Academia, no sentido de ganhar várias capas mesmo antes de ter anime, mas acredito que seja necessário dar para a série ao menos uma capa antes do volume 3 (quem sabe, exatamente quando for lançado o seu terceiro volume) para assim aumentar o destaque em relação. Se Black Clover e Samon-Kun wa Summoner receberam, porquê, Yuragi-Sou que tem um potencial maior de vendas, não deve receber? Em quarto lugar tivemos Black Clover que teve anunciado que a lançarão uma OVA da série na Shonen Jump Festa. Isso é um sinal que os editores estão trabalhando para que o mangá tenha uma adaptação em anime quanto mais cedo possível, mas atenção, mesmo que muitos de vocês estejam ansiosos não esperam tanto. Primeiramente, muitas vezes acontece do estúdio que faz a OVA, não ser o mesmo que adapta o anime. E segundo, provavelmente a OVA terá uma qualidade um pouco ruim, já a Shonen Jump tende a não gostar tanto dinheiro em "amostras". Olhe mpor exemplo a OVA de Ansatsu Kyoushitsu.

Em quinto lugar tivemos World Trigger que continua conquistando ótimas posições. Como eu já comentei, o futuro da série é incerto, e por mais que o mangá atualmente esteja em uma ótima situação, nunca sabemos quando poderá começar ter uma queda. O importante é que agora, World Trigger é uma das séries que mais vende na revista, e os editores nem estão pensando em cancela-lo. Só acho que para o "status" que o mangá alcançou, merecia ganhar mais algumas capas. Por exemplo, essa semana caberia na revista mais uma página colorida, porque não dar para a série? O motivo é óbvio, os editores não acham que World Trigger vale o gasto, mas eu discordo (mesmo que eu discordar disso não mudará em nada a situação da série). Em sexto lugar tivemos KochiKame que tem um futuro incerto na certeza - O QUÊ ? - O mangá deve continuar na revista até quando o autor morrer, por isso, por mais que sua permanência seja certa, não sabemos quando o autor morrerá, por isso, se torna incerto o seu período de estádia. O importante é agora focarmos no aniversário de quarenta anos, e principalmente esperarmos que o anime faça um grande sucesso, para a popularidade do mangá voltar a ficar em uma boa quantidade. 

Em sétimo lugar tivemos Hinomaru Zumou, que está passando por um arco muito importante, e por isso está recebendo um bom destaque dos editores. Como já comentei nas análises passadas, para mim é justo, principalmente porque sejamos sinceros, o futuro de Hinomaru Zumou dificilmente se tornará realmente glorioso, eu nunca vi uma série que vende abaixo de 50 mil cópias, conseguir superar a marca de 200 mil após um anine, nunca vi. Hinomaru Zumou pode ser o primeiro mangá a alcançar esse "feito", mas é bem improvável que isso aconteça. Em oitavo lugar tivemos Shokugeki no Souma que pela segunda semana consecutiva conquistou uma colocação mediana, mas ainda não interpreto como uma péssima notícia: Parece que realmente a série se estabeleceu como um mangá de "temporadas", quando está entregando capítulos importantes, os editores a colocam em posições altas, quando entrega capítulos mais lentos, a deixam no meio da tabela. Logicamente, este é um patamar abaixo do anterior, que era "sempre no TOP 5", mas mesmo assim não é ruim. O fato dos editores continuarem dando páginas coloridas para a série, comprova isso. Provavelmente, no momento que este arco retornar a ficar emocionante, os editores classificaram a série entre os cinco primeiros colocados. 

Em nono lugar tivemos uma das séries mas velhas da revista - Como assim? - Como o Leonardo Lima tinha dito nos comentários, somente 8 séries conseguiram superar os 10 anos de vida, e como "Toriko" deve ser encerrado em breve, e não deve alcançar essa marca, as duas séries mais velhas se tornam deste modo: Haikyuu!! e Saiki Kusuo no Psinan. É interessante perceber que PSI é atualmente o sexto mangá mais velho da revista, e tem somente quatro anos de vida (e Haikyuu!! que é o quinto também tem somente quatro anos). Ainda faltam muitos anos para essas séries alcançarem os 10 anos de vida, e por enquanto que Haikyuu!! tem potencial para alcançar esse feito, dificilmente PSI irá conseguir. Eu não estou dizendo que a série irá ser cancelado daqui a dois meses ou mesmo daqui a dois anos, só que é muito improvável que uma comédia do seu estilo, consiga alcançar 10 anos de vida na Shonen Jump, principalmente tendo um anime que não conseguiu conquistar o público japonês. Espero que eu esteja errado, e que o futuro de PSI seja realmente glorioso, chegando a dez de anos de vida, mas sejamos sinceros, isso é bem improvável. Em décimo lugar tivemos Kimetsu no Yaiba que foi classificado em uma colocação bem baixa, ainda é cedo para se tirar qualquer conclusão, mas acredito que os editores começam a desistir do mangá. O desempenho de Kimetsu no Yaiba é MUITO parecido com Mononofu, que foi cancelado algumas semanas atrás. 

Em décimo primeiro lugar tivemos Toriko que parece que agora está diminuindo o ritmo da história, deixando-a mais lenta. Provavelmente os editores pressionaram o mangaká para terminar o mangá mais cedo possível, mas vendo o período de vacas magras, mudaram o pedido, e agora estão deixando que o autor encerra a sua obra no tempo correto. O dano já foi feito, já que Shimabukuro , para encerrar a sua obra a tempo, teve que atropelar quase todos os seus planos, mas pelo menos teremos um final mais digno para a magnitude da série. Em décimo segundo lugar tivemos Sesuji wo Pin! to que continua se equilibrando na corda bamba. Começo a ter uma pequena suspeita que a série será cancelada ou transferida já na próxima leva, pois os editores estão classificando o mangá constantemente nas últimas colocações. Eu lembro que ter dito que não fazia muito sentido cancelar Sesuji wo Pin! to antes de Kimetsu no Yaiba, por exemplo, mas tem chances dos editores simplesmente cancelarem os dois mangás ao mesmo tempo. De qualquer modo, eu tenho somente a certeza que as chances de Sesuji wo Pin! to de passarem de 2017 são realmente minusculas. Eu diria para os seguidores já começarem a torcer para que o mangá seja transferido para a GIGA ou Plus. 

Em décimo terceiro lugar tivemos Samon-Kun wa Summoner que talvez esteja aqui para queimar a minha língua novamente. Eu disse que o mangá está seguro, mas dependendo das vendas do seu quinto volume, pode correr risco de ser cancelado. Explicando, o mangá está lançando o seu quinto volume, e deve ter ao menos, mais dois, já que a próxima leva deve demorar um pouco para chegar, mas os editores devem já começar a preparar a casa para dois ou três cancelamentos - Caso queiram salvar Kimetsu no Yaiba, uma ação um pouco duvidável já que o mangá vende muito mal e não deu aspectos de melhora, decidirão cancelar: Takuan to Batsu e Sesuji wo Pin! to. E caso queiram cancelar três mangás, podem sim levar junto Samon-Kun wa Summoner. Porém, só decidirão de fazer uma ação tão arriscada com Samon-Kun, caso o novo volume apresente uma queda de vendas, o que pode ser possível, já que vemos que nas últimas semanas, o público japonês vem comentando menos sobre a série. Ainda não acho que Samon-Kun wa Summoner corra risco real de cancelamento, mas eu acredito que devemos ficar atentos, porque a série começa a entrar em uma zona de risco.

Em décimo quarto lugar tivemos Gintama que deve ficar na revista até quando for encerrado naturalmente, o que deve acontecer daqui a alguns meses. Por fim, na décima quinta colocação tivemos Takuan to Batsu no Nichijou Enma-Chan que eu nem usarei mais a palavra "provavelmente", pois a série será realmente cancelada. Nas vésperas do lançamento do seu primeiro volume, os editores classificaram o mangá em último lugar, praticamente assinaram o seu atestado de morte. Levando em conta que a Shueisha já percebeu que as pré-vendas do seu volume estão bem baixas (e no padrão do cancelamento), e levando em conta sua baixa popularidade nos fóruns, é impossível que o seu primeiro volume tenha vendas boas o suficiente ao ponto de mudar a ideia do grupo editorial. Infelizmente, Takuan to Batsu no Nichijou Enma-Chan deve acabar sendo cancelado assim que a próxima leva estiver pronta para estrear. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'