quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #40 (Ano 2016).


Jogo da Forca. 

Depois de termos por muito tempo uma Shonen Jump prevísivel com nenhuma série sendo cancelada e nenhum novato chegando, os editores perceberam que era o momento de dar uma pequena bagunçada na casa, e parece que estão colocando várias séries para serem enforcadas. É o momento de compilar as palavras lentamente e descobrir quanta mangá terá a sua vida retirada. Para descobrirmos as letras que compõe o nome dos mangás que serão cancelados, devemos analisar a TOC, então, sem mais delongas, vamos começar a análise dessa semana:

TOC Weekly Shonen Jump #40 (05/09)
Haikyuu!! (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - Black Clover
02 - ONE PIECE
Red Sprite (Página Colorida)
03 - Boku no Hero Academia
04 - Gintama
Legacy (Página Colorida, GFC One Shot #01)
05 - Saiki Kusuo no Psinan
Shokugeki no Souma (Página Colorida)
06 - KochiKame
LOVE RUSH! (Capítulo 03)
07 - World Trigger
Yakusoku Neverland (Capítulo 05)
08 - Yuragi-Sou no Yuuna-San
09 - Kimetsu no Yaiba
10 - Hinomaru Zumou
11 - Sesuji wo Pin! to 
12 - Samon-Kun wa Summoner
13 - Toriko
14 - Takuan to Batsu no Nichijou Enma-Chan
Isobe Isobee Monogatari

Prévia da Edição #41
Capa e Página Colorida de Abertura: Boku no Hero Academia
Página Colorida: Hinomaru Zumou, Boruto e Boy The Gold (GFC One Shot #02)

Começando pelos mangás não ranqueados, nessa edição tivemos uma capa para Haikyuu!!, sem nenhum motivo aparente, já que nenhum volume novo está sendo lançado esse mês, o anime estreia somente em Outubro, o aniversário da série já foi comemorado e por fim, não tem nenhum material inédito para ser anunciado. Isso me leva a crer que a série recebeu capa por uma razão simples e muito boa: Haikyuu!! é famoso o suficiente ao ponto de vender edições. O que estou dizendo é que a série é popular o suficiente ao ponto de atrair o público a comprar a Shonen Jump, algo que séries menos populares não conseguem fazer. Como eu sempre digo e repito, a principal função da capa é atrair os leitores a comprar a revista, e Haikyuu!! com sua fama, consegue fazer isso de modo muito eficiente. Nessa edição também tivemos uma página colorida para Shokugeki no Souma, que mesmo sendo a página colorida com a pior colocação, ficou entre os dez primeiros mangás da revista.

Sobre as três novas séries, serei sinceros: Eu tive realmente dificuldades de encontrar resultados diretos da popularidade das séries (como por exemplo, votações), por isso tive que me basear nos comentários dos japoneses, o que para mim, que não sou fluente em japonês, é bem complexo e cansativo. Por isso, pelo que eu pude acompanhar pelos comentários: Parece que o público se simpatizou mais por "Yakusoku Neverland", ainda temem que a série não tenha uma grande recepção do público em geral, pois acreditam que a obra não seja adapta à Shonen Jump. O seu segundo capítulo teve uma recepção um pouco abaixado do primeiro, o que me fez temer pelo futuro do mangá, mas já o seu terceiro capítulo, Neverland conseguiu reconquistar o público. Eu ainda não coloco a série como um sucesso certo, pois a recepção não foi tão calorosa quanto a de Boku no Hero Academia, por exemplo, mas pelo menos, o mangá parece estar conseguindo agradar os seus leitores.  E depois tem o problema já citado nas análises anteriores, que é aquelas pessoas que se recusam a ler a série, pois acreditam que será um fracasso por sua temática séria (O discurso é simples, não quero me apagar à um mangá que será cancelado).. De qualquer modo, levando em conta a recepção positiva dos que leram, entre as três novas séries, Yakusoku Neverland é aquela que tem mais chances de dar certo.

Já Love Rush é o contrário, lendo os comentários é o mangá com menos possibilidade de dar certo, mas ainda tem chances de ser sucesso: O primeiro capítulo teve uma baixa recepção em geral, muitas pessoas se recusaram a ler o mangá, e muitos outros leram, e não gostaram, tendo um grupo pequeno (de 30 à 40% dos leitores) que aprovaram a série. O problema é que realmente poucos desse grupo que aprovaram realmente amaram o mangá, colocando-o em uma situação realmente complicada: O primeiro capítulo de LOVE RUSH, provavelmente não conseguiu atrair muitos votos, mas quando eu disse que ainda tem uma esperança que paira sobre a série, é por que o segundo capítulo teve uma recepção superior ao primeiro. Eu percebi muito mais elogios, e algumas das pessoas que criticaram o primeiro capítulo, elogiaram o segundo. O problema é que o grupo das pessoas que simplesmente não leem mais o mangá é relativamente alto, e mesmo tendo um segundo capítulo melhor, LOVE RUSH mesmo assim não conseguiu agradar a todos, tem um grupo relativamente alto, que continuou não gostando. O importante para LOVE RUSH agora é melhorar aos poucos a sua recepção, os editores não levam em consideração somente o primeiro capítulo quando começam a classificar bem ou mal uma série, normalmente esperam a recepção dos três primeiros. Se o terceiro tiver uma melhora (em comparação ao segundo), acredito que os editores esperarão mais alguns capítulos antes de classificar mal ou bem o mangá. 

Por fim, o terceiro e último mangá da leva, Red Sprite, teve divulgado no Japão somente o seu primeiro capítulo, por isso é mais complicado dar uma panorama geral da série, mas podemos dizer que o mangá teve uma recepção realmente mediana para boa. Eu vi poucas pessoas realmente criticando a série, e alguns que elogiaram tenderam a ter um "feedback" mais positivo dos membros dos fóruns que acompanho (Lembrando que por exemplo, no WarotaChannel se pode dar "like" ou "dislike" nos comentários, deste modo é fácil ver um consenso no fórum. Por exemplo, se muitos não gostaram, comentários que criticam receberão mais "likes" do que aqueles que estão elogiando). De qualquer modo, teve muitas pessoas que consideraram o primeiro capítulo da série somente "OK", sem nada de especial e não digno de voto, por isso, não acredito que o primeiro capítulo de Red Sprite será muito votado. Contudo sabemos que nos cartões de votação, os editores perguntam questões especificas da série (como por exemplo, a simpatia do protagonista e se o leitor tem o interessante de continuar lendo o novo mangá), por isso, a maioria deve dar uma resposta positiva a essas perguntas. Resumidamente, o mangá se encontra em uma situação confortável, mas para ser um sucesso precisa ainda conquistar o público leitor, que levando em conta o primeiro capítulo, ainda deve continuar seguindo a série. A qualidade do segundo e terceiro capítulo definirão o futuro da série. 

Após a mais longa introdução ao TOC que já escrevi, tivemos em primeiro lugar o nosso querido Black Clover, que a última vez que ficou em primeiro lugar foi justamente na edição #32, na qual tivemos como capa "Boruto". Black Clover pode não receber quase nenhuma capa por parte dos editores, por motivos que eu já expliquei anteriormente (Resumindo para os esquecidos, por mais que seja uma boa série, o mangá ainda não tem um grandíssimo apelo comercial), mas os editores sabem da importância que a obra tem para o futuro da revista, já que com um anime de sucesso, o mangá pode conseguir alcançar facilmente a marca de 400 à 500 mil cópias por volume. Por isso, é necessário manter um grande destaque no mangá, entregando-o constante páginas coloridas e boas colocações. Acredito que o com a OVA que será lançada em outubro, poderemos já ter uma ideia do alcance que o anime de Black Clover poderá alcançar - Assumo, estou ansioso para ver se o mangá conseguirá ou não, se tornar um grande sucesso comercial - Em segundo lugar tivemos ONE PIECE, que por mais que tenha levado uma rasteira de Black Clover, continua soberano na revista e provavelmente na próxima semana deve retornar ao primeiro lugar. 

Em terceiro lugar tivemos Boku no Hero Academia, que receberá na próxima semana o direito de abrir a revista. Lembrando que pode ser os editores decidam comemorar o aniversário da série justamente na próxima edição, já que teoricamente, por causa das capas de One Piece e a estreia das novas séries, os editores não tiveram tempo para comemorar o aniversário do mangá. Também poderemos ter mais notícias da já anunciada segunda temporada da série, quem sabe, a divulgação da  sua data de estréia. Em quarto lugar tivemos Gintama que está realmente uma verdadeira montanha russa, mas pelo menos a série está tendo capítulos finais em posições mais "gloriosas" que mangás como BLEACH, Toriko e Nisekoi, que simplesmente encerram suas vidas ficando quase sempre nas últimas colocações. Ainda tenho a esperança de ver Gintama conquistando uma primeira colocação, mas sabemos que essa possibilidade é bem pequena, pois, por mais que os editores tenham um grande carinho pela série e saibam que sua popularidade continue alta, parecem não estar disposto a colocar a série em tal posição. 

Em quinto lugar tivemos Saiki Kusuo no PSInan, que sinceramente está no limbo da sua própria existência. O anime praticamente não surgiu nenhum efeito, mas o mangá ainda vende bem e tem uma boa popularidade dentro da revista, por isso deve se manter vivo por mais tempo. Contudo, assim que começar a passar um ruim período, deve acabar sendo cancelado. PSI pode durar mais vários anos como também pode durar mais alguns meses, nada é certo em relação a uma comédia. Em sexto tivemos KochiKame que se está preparando o lançamento do seu novo anime, e provavelmente esse anime deve superar a popularidade do de PSI, que sejamos sinceros, foi um grandíssimo fracasso. Logo após, em sétimo lugar também tivemos World Trigger que nessa semana lançará mais um novo volume, o número 16. Muitos nem acreditavam que o mangá conseguiria alcançar dez volumes, outros, diziam que o seu cancelamento após o anime era certo, mas World Trigger continua firme e forte, com vendas estáveis. Se tem uma série que queima a língua de todos, é justamente essa. 

Em oitavo lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San, que já conseguiu alcançar a marca de 123 mil cópias vendidas em seu primeiro volume, e cerca de 106 mil cópias no seu segundo volume. Os resultados, por exemplo, são superiores a de obras como Sousei no Onmyouji, que é lançado na Jump SQ - Por isso, podemos dizer que Yuragi-Sou está conseguindo ter um desempenho muito convincente, e não deve correr risco algum de ser cancelado nos próximos meses. Aliás, caso não tenha uma queda de qualidade (e respectivamente de vendas), as chances de Yuragi-Sou sobreviver até quando for lançado o seu anime, é de 100%. Lembrando que, por mais que Black Clover e Yuragi-Sou estejam vendendo bem, já vimos séries na revista que conseguiram resultados iniciais muito melhores, duas vezes melhor, como foi o caso de Boku no Hero Academia e Shokugeki no Souma, que venderam nos seus respectivos volumes, cerca de 70 mil cópias em 4 dias. Não estou dizendo que os números de Yuragi ou Black Clover são ruins, muito pelo contrário, são bons, mas sabemos muito bem que os editores tem capacidade de encontrar alguma série que consiga vender MUITO mais. Não digo um Ansatsu Kyoushitsu, mas encontrar um novo Shokugeki no Souma, seria um fantástico resultado.

Em nono lugar Kimetsu no Yaiba, que vendeu em seu segundo volume cerca de 30 mil cópias (vendas totais), um resultado que não chega a ser ruim, mas também não é fantástico. Mononofu estava vendendo entre 28 a 32 mil cópias por volume (vendas totais), e mesmo assim acabou sendo cancelado, provavelmente o futuro de Kimetsu no Yaiba deve ser muito parecido. Os editores podem até mesmo prolongar a vida da série, mas muito dificilmente veremos o mangá superando um ano de vida. Uma transferência para a Jump Plus ou para a Jump GIGA também acredito ser improvável, já que como o autor é muito talentoso e promissor, os editores devem preferir vê-lo já trabalhando em uma nova série, que pode vir a ser um sucesso da Shonen Jump, que deixa-lo preso na Jump Plus, vendendo cerca de 20 mil cópias por volume (Lembrando que é bem provável que as vendas caiam um pouco, caso seja transferida). Em décimo lugar tivemos Hinomaru Zumou que deve estar vendendo cerca de 50 mil cópias por volume, mas pelo menos tem um leve aumento, pouco a pouco, quem sabe, no seu vigésimo volume, a série não consiga alcançar a marca de 100 mil cópias... Talvez eu esteja sendo muito otimista, não é? Brincadeira à parte, caso o mangá ganhe um anime (o que é bem improvável), podemos ver a série superando a marca de 100 mil cópias. 

Em décimo primeiro lugar tivemos Sesuji wo Pin! to, que vendeu 41 mil cópias em seu sexto volume, dez mil cópias acima de Kimetsu no Yaiba - As duas séries realmente vendem realmente pouco e a diferença entre os dois é minuscula. Eu ainda não acho justo cancelar Sesuji wo Pin! to ao invés de Kimetsu no Yaiba, por dois simples motivo: Mesmo que a diferença seja pouca, Sesuji vende mais, e segundo, a série de dança pelo menos está ganhando alguns prêmios, Kimetsu no Yaiba parece que por mais que agrade os críticos, não deve chegar a ganhar nenhum prêmio importante. De qualquer modo, se os editores decidirem cancelar as duas obras simultaneamente, sinceramente, eu não tenho nenhum argumento contrário, os dois mangás não vendem bem, e sabemos que a Shonen Jump tem capacidade de encontrar outras duas obras mais promissoras comercialmente falando. Em décimo segundo lugar tivemos Samon-Kun wa Summoner, que deve vender cerca de 45 à 50 mil cópias por volume, e está correndo realmente um grande risco de ser cancelado. Eu percebi que ultimamente estão comentando menos da série nos fóruns japoneses, o que pode significar uma queda de popularidade dentro da revista (o que é muito perigoso para um mangá de comédia), que pode ser transferida também nas vendas. Caso, a série tenha uma queda de vendas no novo volume que será lançado, acredito que os editores podem decidir cancela-lo. Eu começo a sentir que talvez um dos mangás que será enforcado, será o nosso querido, Samon.

Em décimo terceiro lugar tivemos Toriko que continua sendo classificado nas últimas colocações, eu não faço a minima ideia em que estágio do seu encerramento a série se encontra, mas acredito que a veremos sendo encerrada naturalmente entre outubro deste ano e março do próximo ano, por isso, entre seis meses. Espero que pelo menos Toriko entregue um encerramento agrade os seus leitores, diferente de Naruto e BLEACH. Já na última colocação tivemos o já cancelado Takuan to Batsu no Nichijou Enma-Chan, que com certeza venderá muito mal no seu primeiro volume, que será lançado nessa sexta-feira. A única pergunta em aberto em relação a série, é quantos mangás irão acompanha-la no cancelamento (e também quais serão esses mangás). Os mangás que podem ser encerrado (naturalmente ou não) juntamente com Takuan to Batsu são: Kimetsu no Yaiba, Sesuji wo Pin! to, Samon-Kun wa Summoner e Toriko. Sendo que a nova leva pode ter entre dois à quatro mangás, podemos chegar a ver quase todos dessa lista sendo cancelados de uma vez só, um grande massacre, que espero que os editores não decidam realizar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'