quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #41 (Ano 2016).


O imortal morreu.

O ano de 2016 não será lembrado pelas grandes estreias, grandes adaptações em animes ou mesmo por capítulos marcantes, provavelmente será lembrando pelo número gigantesco de séries que estão sendo encerradas: Temos mangás novos, de meia-idade, velhos e imortais sendo encerrados. São tantas obras sendo acabadas em tão pouco tempo, que dá a sensação que a Shonen Jump está preste a entrar em uma crise profunda, mas eu acredito que não. Para entender o porquê de não estar, vamos analisar esta TOC:

TOC Weekly Shonen Jump #41 (12/09)
Boku no Hero Academia (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - Black Clover
02 - Shokugeki no Souma
03 - PSI Kusuo Saiki
04 - Yuragi-Sou no Yuuna-San
Boruto (Página Colorida, Mensal)
05 - Haikyuu!!
Boy, The Gold (Página Colorida, One Shot GFC #02)
06 - KochiKame
Red Sprite (Capítulo 03)
Hinomaru Zumou (Página Colorida)
07 - Kimetsu no Yaiba
LOVE RUSH! (Capítulo 04)
08 - Gintama
Yakusoku Neverland (Capítulo 06)
09 - Samon-Kun wa Summoner
10 - Toriko
11 - World Trigger
12 - Sesuji wo Pin! to
13 - Takuan to Batsu no Nichijou Enma-Chan
Isobe Isobee Monogatari
ONE PIECE (Ausente)
HUNTER X HUNTER (Ausente)

Prévia da Edição #42:
Capa e Página Colorida de Abertura: Kochikame (FIM)
Página Colorida: Kochikame (Segundo capítulo totalmente colorido), GFC #03.

Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos como capa o nosso querido Boku no Hero Academia, que já, sem sombras de dúvidas, entrou no clube dos três pilares da revista, ao lado de ONE PIECE e Haikyuu!!. Também tivemos página colorida para a obra mensal, Boruto, e para Hinomaru Zumou que acabou de lançar mais um novo volume, que parece estar vendendo o mesmo que os volumes anteriores a obra, o que sinceramente, não é nenhuma novidade. Talvez o que deixe a situação da obra realmente preocupante, é que Samon-Kun wa Summmoner parece ter superado o mangá em vendas (confirmaremos hoje com o Ranking Oricon).

Também tivemos nessa edição mais capítulos dos três novatos, que foram classificados em colocações relativamente baixas, principalmente Yakusoku Neverland, que está no sexto capítulo, e provavelmente os editores já tem o resultado da popularidade dos dois primeiros capítulos do mangá (ou até mesmo dos três primeiros). A baixa classificação não significa que o mangá está fadado ao fracasso, muito pelo contrário, já vimos casos de mangás de sucesso serem classificados em colocações medianas nos seus primeiros capítulos, mas seria muito melhor ver Yakusoku Neverland sendo bem classificado. Sinceramente, caso Neverland acabe não vingando, eu duvido que os outros dois mangás acabarão vingando também, já que tiveram uma recepção bem mais baixa. Temos o risco de ver uma leva com três fracassos, o que seria ruim para a Shonen Jump, mas ótimo para algumas obras que vende pouco. 

Em primeiro lugar, pela segunda semana consecutiva, tivemos Black Clover - Podemos dizer que essa semana o mangá perdeu dois grandes concorrentes, que eram One Piece e Boku no Hero Academia, mas não deixa de ser um feito memorável conseguir ficar a frente de mangás como Shokugeki no Souma e Haikyuu!!. Black Clover se estabeleceu como um grande mangás nas TOC's, e mesmo não tendo vendas monstruosas, parece ter, merecidamente, todo o apoio dos editores.  E talvez podem ainda mais o apoio a série, já que provavelmente irão realizar uma pesquisa no meio do evento da Jump para saber a recepção do público à OVA de Black Clover, caso a recepção seja muito positiva, tem grandes chances dos editores aumentaram a publicidade do mangá na revista (Assim dando mais capas ao mangá, já que nesse sentido, a obra ganha muito poucas), já que as chances do anime ser um sucesso se tornam maior. Ainda repito que será complicado o mangá superar Boku no Hero Academia e se tornar um pilar, mas mesmo assim, Black Clover parece ter um futuro muito promissor.

Em segundo lugar tivemos Shokugeki no Souma, que após três semanas ficando, teoricamente, fora do TOP 05, voltou com tudo ao seu trono. Sobre o anime da série, muito dificilmente veremos ganhar uma terceira temporada, já que suas vendas não sustentam tal, mesmo que ainda é possível que a revista acabe bancando mais uma temporada, para assim manter a série em alta - Normalmente não fazem isso, mas levando em conta as grandes perdas que a revista teve nos últimos meses, obras como Shokugeki no Souma, World Trigger e Toriko, que não vendem "absurdos", mas vendem bem, se tornaram ainda mais importantes. O problema da Jump é que está perdendo muitos mangás de "renome", e com menos mangás famosos, a revista acaba perdendo leitores e prestígio. Deste modo, é necessário manter obras que por mais que não sejam pilares, agregam na biblioteca da revista, como é o caso de Gintama, Shokugeki no Souma, World Trigger e Toriko. Esses mangás antigamente eram importante pelo mesmo motivo, mas agora se tornaram ainda mais. Em terceiro lugar tivemos PSI Kusuo Saiki que deu um belo pulo do gato, como uma boa comédia faz, mas na próxima semana deve já retornar na zona intermediária ou mesmo entre os últimos colocados.

Em quarto lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San, que após ficar em colocações intermediárias na semana passada, essa semana deu um belo "pulo do gato" - Muitos devem estar percebendo que Yuragi-Sou está recebendo o mesmo tratamento que uma comédia de sucesso, por isso, não tanta publicidade e suas posições sendo verdadeiras montanhas russas. O motivo desse tratamento, não é porque a série, além de ser uma comédia, tem um elemento que é bastante polêmico: o "ecchi", deste modo, os editores não se sentem confiantes em classificar o mangá sempre nas primeiras colocações, pois podem acabar desagradando muitos leitores. É melhor que Yuragi-Sou seja classificado na grande maioria das vezes nas posições intermediárias, e nos capítulos mais importantes ou cativantes, seja colocados entre os primeiros colocados. Com To LOVE-Ru utilizavam a mesma estratégia, a diferença é que To LOVE-Ru era classificado muito mais vezes entre os últimos colocados, do que Yuragi-Sou está sendo. Em quinto lugar tivemos Haikyuu!! que deu uma grande tropeçada essa semana, com a ausência de Boku no Hero Academia e ONE PIECE, era a semana perfeita para conquistar a primeira colocação, mas infelizmente, o mangá não conseguiu e acabou ficando só com a quinta colocação.

Em sexto lugar tivemos KochiKame que está aproveitando a sua penúltima edição na revista. O anúncio do encerramento NATURAL da série acabou surpreendendo todo mundo, e também acabou modificando toda a nossa expectativa para a próxima leva. Acredito que alguns mangás estão praticamente salvos, enquanto outros estão correndo ainda mais risco de cancelamento - Aproveitarei essa TOC para comentar sobre essa situação, pois a próxima irei praticar focar no adeus a KochiKame, que é de longe, um dos mangás mais importantes da revista - Um dos mangás está praticamente salvo do cancelamento é justamente Kimetsu no Yaiba, que ficou na sétima colocação. Acredito na próxima leva teremos três mangás estreando, por isso, com o encerramento de KochiKame, os editores não tem mais nenhuma razão para cancelar Kimetsu no Yaiba (na verdade tem, mas comentarei isso no parágrafo de Sesuji wo Pin! to). Ainda não acredito que veremos a série sobrevivendo por muito tempo, já que suas vendas são baixas e não parecem estar aumentando, mas pelo menos, existe uma possibilidade real do mangá ser estendido por mais algum tempo, acabando sendo cancelado como Mononofu, no seu quinto volume.

Em oitavo lugar tivemos Gintama que está chegando ao seu fim, como todo mundo sabe. Acredito que os editores estejam implorando para o autor prorrogar o encerramento da série, assim evitando que a revista perca mais um mangá que vende bem. Logicamente, levando em conta o ritmo que a obra está tomando, é bem provável que o mangá seja encerrado no primeiro semestre de 2016, mas pelo menos, isso vai dar tempo o suficiente para os editores lançarem entre cinco a oito mangás, dependendo de quantas levas fazem antes do encerramento de Gintama. Se decidem lançar oito mangás, existe uma possibilidade real de encontrarem ao menos um novo sucesso. Logo após em nono lugar tivemos Samon-Kun wa Summoner que com o encerramento de KochiKame, se junta a a Kimetsu no Yaiba, e parece estar seguro por enquanto. Além disso, o novo volume da série conseguiu superar Hinomaru Zumou em seu primeiro dia de vendas, demonstrando que ainda está crescendo em vendas e que tem capacidade de alcançar uma boa marca para uma comédia. Para mim, é um erro os cancelarem a série antes de obras como Kimetsu no Yaiba e Hinomaru Zumou, que tem um apelo comercial muito mais baixo. Ainda é incerto o futuro da série, pensando em longo prazo, já vimos que os editores não tem medo de cancelar o mangá (já que anteriormente planejavam fazer isso), mas o importante é que por enquanto, a obra parece estar a salvo.

Em décimo lugar tivemos Toriko que teve o seu ritmo bem diminuído, e parece que não será mais encerrado nesse ano, quem sabe, no começo de 2017, entre a edição #07 e #12 (que devem ser lançadas entre janeiro e fevereiro). O encerramento do mangá, como expliquei no parágrafo de Shokugeki no Souma, será uma grande perda para a revista, que está realmente precisando de novos grandes sucessos em vendas para poder mostrar aos seus leitores que a revista continua firme e forte. Sejamos sinceros, fazia tempos que a Shonen Jump não passava por um momento tão tenso. Em décimo primeiro lugar tivemos World Trigger que essa semana ficou em uma colocação bem baixa, mas não vejo como um acontecimento preocupante, justamente por causa da situação da revista. Levando em contas as vendas e popularidade de World Trigger, seria uma loucura pensar em cancelar o mangá atualmente, aliás, para mim os editores deveriam aumentar a propaganda sobre a série, para ao menos deixarem claros aos leitores, que mesmo com Nisekoi, Bleach, KochiKame, Gintama e Toriko terminando, a revista ainda tem mangás veteranos de boa qualidade (Além dos mangás óbvios que são ONE PIECE, Boku no Hero Academia, Haikyuu!! e Shokugeki no Souma). Devo dizer, a revista está realmente precisando da volta de HUNTER X HUNTER, a situação está muito feia.

Em décimo segundo lugar tivemos Sesuji wo Pin! to que se encontra em uma situação realmente delicada. Eu realmente vejo o mangá sendo cancelado ou transferido na próxima leva. Existe uma grande possibilidade dos editores decidirem estrear de uma vez só três mangás, caso percebam que essa nova leva não teve nenhum fruto, e assim o cancelamento de Sesuji wo Pin! to seria mais do que natural. Ainda acho injusto cancelar o mangá de dança ao invés de Kimetsu no Yaiba, pois, mesmo a diferença de vendas serem baixíssima, Sesuji wo Pin! to é realmente mais popular que Kimetsu no Yaiba, mas são os editores a terem a palavra final. A obra de dança só se salvará, caso os editores decidam estrear somente duas obras na próxima leva, assim, cancelando somente Takuan to Batsu, que essa semana ficou na última colocação novamente. O mangá vendeu muito mal no seu primeiro volume e não tem nenhuma previsão de melhora em vendas para os próximos, por isso, não se tem nenhuma razão para manter a obra na revista. O seu cancelamento seria uma das ações mais inteligentes e justas tomadas nos últimos meses pelos editores da Shonen Jump. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'