quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #43 (Ano 2016).


Ressaca.

Quando a ressaca passa, e nós vemos em uma revista sem KochiKame, percebemos que a nova era realmente começou. E nada melhor sairmos dessa ressaca com várias belas notícias, que essa TOC trouxe. Por isso, não vamos comemorar somente a volta do anime de Gintama, vamos comemorar muitos outros pontos que vou explicar aqui, mas antes disso, a TOC:

TOC Weekly Shonen Jump #43
Gintama (Capa, Página Colorida de Abertura, Anúncio da Nova Temporada do Anime)
01 - Boku no Hero Academia
02 - ONE PIECE
PSI Kusuo Saiki (Página Colorida)
03 - Black Clover
04 - Yakusoku Neverland (Primeiro Rank)
05 - Shokugeki no Souma
06 - Haikyuu!!
Taketoritsuki Monogatari (Página Colorida, GFC Entry #04)
Red Sprite (Capítulo 05)
07 - Toriko
Yuragi-Sou no Yuuna-San (Página Colorida)
08 - Sesuji wo Pin! to
09 - World Trigger
LOVE RUSH (Capítulo 06)
10 - Kimetsu no Yaiba
11 - Samon-Kun wa Summoner
12 - Hinomaru Zumou
13 - Takuan to Batsu Nichijou Enma-Chan
Isobe Isobee Monogatari

Prévia da Edição #44
Capa e Página Colorida de Abertura: Haikyuu!!
Página Colorida: Shokugeki no Souma, Yuragi-Sou no Yuuna-San e Nigai Bongai Barabarjura (Golden Future Cup #5)

Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos como abertura o mangá "Gintama", que anunciou o retorno do seu anime - Como já comentei, a série uma das mais lucrativas da TV Tokyo, por isso, é mais do que natural que o anime retorne para a TV. De qualquer modo, é sempre bom vermos essas ótimas notícias, principalmente se levarmos em conta que esta tem tudo para ser a temporada que irá adaptar o último arco da série. Esta nova temporada é praticamente uma confirmação que veremos o encerramento de Gintama também em animação, e não somente no mangá. Também tivemos páginas coloridas para PSI Kusuo Saiki e para Yuragi-Sou no Yuuna-San, que também receberá uma página colorida na próxima semana, como publicidade do seu terceiro volume.

Sobre as duas séries ainda não classificadas, no caso LOVE RUSH e Red Sprite, devo assumir que agora os dois mangás tem chances de darem certo: Eu tinha comentando que as duas obras tiveram uma recepção pior que Yakusoku Neverland, e caso Yakusoku fracasse, as chances de LOVE RUSH e Red Sprite dançarem junto, era gigantesca. Muito bem, com a boa colocação de Yakusoku, as minhas esperanças em relação as duas obras melhorou bastante. Ainda é incerto, e mesmo que eu veja uma pequena possibilidade para LOVE RUSH (diferente de Red Sprite que deve acabar fracassando), acredito que os dois mangás não vão conseguir vingar. As suas recepções não foram como um todo ruim, mas pelo que ando vendo, não foram o suficiente boas para conseguir sobreviver na Weekly Shonen Jump.

Em primeiro na TOC tivemos Boku no Hero Academia que ainda não teve a data da sua segunda temporada anuncia, o que sinceramente vem me incomodando, mesmo que não seja realmente um grande problema. Se a segunda temporada for lançada realmente em Abril, isso praticamente confirmará que esses novos episódios não são foram produzidos juntos com os primeiros, como eu (e muitas outras pessoas) pensavam. Bem, o lado bom disso é que realmente renovaram o anime por causa da sua boa audiência, já o lado ruim é que provavelmente teremos somente 13 episódios ao ano, ao menos que o estúdio bones, decida mudar o ritmo da série, adotando a estratégia de 24 episódios por temporada. Logo após tivemos ONE PIECE que é atualmente o mangá mais velha da revista, e parece que deve carregar esse título por ainda muitos anos, já que Oda não tem planos para encerrar a série em breve. 

Em terceiro lugar tivemos Black Clover, que essa semana tivemos mais imagem da sua OVA. Muitas pessoas estão gritando o design do mangá, pois o protagonista esta parecendo uma garota, enquanto uma minoria está aprovando esse design - De qualquer modo, mostrar nossa insatisfação em relação ao design dos personagens é muito importante, pois a OVA serve justamente para coletar informações para quando a primeira temporada do anime for produzida: Os pontos que o público não gostar na OVA, com certeza serão modificados pelo estúdios. Por isso, caso tu não goste, recomendo criticar para que seja modificado, caso o público simplesmente fique calado aos pontos que não gostarem, é bem provável que o estúdio manterá esses pontos. Em quarto lugar tivemos Yakusoku Neverland que conseguiu uma ótima primeira colocação - Isso não confirma que a série continua sendo bem recebida, mas confirma que os editores gostaram da recepção do público e pretendem manter o mangá por mais tempo. Só saberemos o nível de sucesso de Yakusoku Neverland quando for lançado o seu primeiro volume, mas pelo menos a série já deu um fantástico primeiro passo, e vamos torcer para que se torne um verdadeiro sucesso, e não uma série que sobrevive por bondade dos editores, como acontece com Kimetsu no Yaiba. Yakusoku Neverland tem potencial para se tornar um monstro em vendas.

Em quinto lugar tivemos Shokugeki no Souma que não deve ganhar nenhuma capa nas próximas semanas, pois muito em breve deve estar comemorando seu aniversário de quatro anos de vida, por isso os editores devem esperar esse momento para dar mais uma capa (o aniversário deve acontecer entre a edição #49 e #52). Eu ainda vejo chances de Shokugeki no Souma receber uma terceira temporada, pois com a ausência de séries de sucesso, é necessário que os editores mantenham as suas vendas altas. Em sexto lugar tivemos Haikyuu!! que na próxima semana ganhará o direito de ser a capa da revista. O motivo? É muito simples, a terceira temporada, que terá somente dez episódios, será lançada no início de Outubro. O que vocês achariam se "Haikyuu!!" tivesse um lançamento muito parecido com as séries americanas? Por isso, com cerca de 10 à 12 capítulos por ano, sempre no mesmo período, ao invés dos capítulos serem lançados em temporadas longas, em período irregulares (como acontece atualmente, que uma temporada é lançada em abril, a segunda cerca de um ano e meio depois, em um período do ano diferente).

Em sétimo tivemos uma grandiosa surpresa, e a terceira boa notícia da semana (após a boa colocação de Yakusoku Neverland e o anime de Gintama), Toriko. Por mais que esta boa colocação não signifique que os editores retornarão a tratar a série como um pilar, mostra que o mangá realmente tem baixas chances de ser cancelado pelos editores (eu diria praticamente zero). Provavelmente Toriko será encerrado quando o autor quiser, o que infelizmente será muito em breve, pois a obra realmente está nos seus momentos finais. Em oitavo lugar tivemos Sesuji wo Pin! to que também deu um pequeno pulo do gato, mas em breve deve retornar as últimas colocações (provavelmente Toriko também retornará as últimas colocações, não esperem que o mangá fique em sétimo colocado até o seu fim). Para mim, a boa colocação de Sesuji wo Pin! to pode ser uma boa experiência. Existe uma possibilidade da próxima leva ter somente dois mangás estreando, e contar com o retorno de HUNTER X HUNTER, por isso, nenhuma das obras que vende pouco acabaria sendo cancelada - Para uma decisão errada, já que é o momento dos editores abandonarem ao menos uma delas.

Em nono lugar tivemos World Trigger que teve uma pequena queda de posições "relativas", pois ficou abaixo de dois mangás que normalmente não está abaixo, que são: Sesuji wo Pin! to e Toriko, mas não acredito que isso signifique uma notícia ruim, é simplesmente uma decisão momentânea dos editores. Provavelmente a série não entregou um bom capítulo ou simplesmente não entregou um capítulo interessante o suficiente. Sobre o anime de World Trigger, eu sei que o retorno do anime de Gintama deu esperanças para algumas pessoas, mas acreditem, as chances de World Trigger retornar são realmente minusculas. Em décimo lugar tivemos Kimetsu no Yaiba que continua sobrevivendo na revista, mesmo tendo vendas muito baixas. O problema é que a previsão é que as vendas continuem estáveis, e duvido que algum estúdio tenha interesse de adaptar para anime a série. As chances de Kimetsu no Yaiba se tornar um novo Hinomaru Zumou (por isso um mangá sem anime) são bem maiores que Samon-Kun wa Summoner e Sesuji wo Pin! to, que são dois mangás bem mais comerciais. Falando Samon-Kun wa Summoner, a série ficou na décima primeira colocação.

Em décimo segundo lugar tivemos Hinomaru Zumou que para alguns ficou em uma colocação preocupante, mas eu não acredito que significa nada de sério - Os editores realmente apoiam muito a série, e não planejam de nenhum modo o seu cancelamento, por isso deve ser somente uma posição momentânea - Mesmo que, levando em conta sua popularidade, a série deveria ficar acima somente de Sesuji wo Pin! to e Kimetsu no Yaiba, mais nenhum outro mangá da revista (já que acima de Takuan to Batsu e Isobe, a série já se encontra), mas a TOC não segue perfeitamente a popularidade em vendas de cada série, são levados em contas vários outros fatores, por isso, Hinomaru Zumou raramente fica em colocações péssimas, como nessa semana. De qualquer modo, próxima semana provavelmente veremos o mangá retornando a zona intermediária. Em último lugar, pedindo esmola para conseguir sobreviver tivemos Takuan to Batsu Nichijou Enma-Chan. Vejo muitas pessoas se perguntando o motivo pelo qual o mangá continua vivo na revista. Então, por mais que Takuan to Batsu Nichijou Enma-Chan tenha sido mal recebido, a sua recepção não foi realmente péssima, o público acha a obra simpática, por isso, os editores não tem motivos para cancelar o mangá antes da leva chegar. Assim que os novos mangás chegarem, Takuan to |Batsu será cancelado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'