sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #50 (Ano 2016).


R.I.P Galaxy Gangs.

Para encerrar o ano com tudo, os editores decidiram lançar mais duas séries, resultando no encerramento natural de uma série e no cancelamento de outra. A TOC pode não ter sido surpreendente, mas por causa desse pequeno movimento, temos um bom movimento de cadeiras na revista. Vamos ao TOC:

Shokugaki no Souma(Capa, Página Colorida de Abertura e Quarto Aniversário)
01 - Boku no Hero Academia
02 - Haikyuu!!
Hinomaru Zumou (Página Colorida)
03 - Samon-Kun wa Summoner
Ibitsu no Amalgam (Sexto Capítulo)
04 - Toriko (31p)
Yuragi-Sou no Yuuna-San (Página Colorida)
05 - Black Clover
06 - Gintama
07 - Sesuji wo Pin! to
Spring Weapon Number One (Quinto Capítulo)
Himitsu Kessha D Tai Phantom Sentouin Entarou (One Shot de Monri Kei, Página Colorida)
08 - PSI Kusuo Saiki
09 - Yakusoku no Neverland
10 - Kimetsu no Yaiba
One Shot
11 - Red Sprite
12 - Love Rush (FIM)
Isobe Isobee Monogatari
One Piece (Ausente)
World Trigger (Ausente; Autor doente)

Edição #51
Capa e Página Colorido: Demon's Plan (NOVA SÉRIE de Yoshimichi Okamoto)
Página Colorido: Boruto, Toriko (FIM), Yakusoku no Neverland

Edição #52
Capa e Página Colorida: Ore Golazo (NOVA series de Takamasa Moue) - Mangá de Futebol do autor de Galaxy Gangs.

Começando pelos mangás não classificados, nessa edição tivemos capa e página colorida de abertura para Shokugeki no Souma, que comemorou o seu quarto aniversário. Acredito que a série alcançará seis anos de vida até quando começar a ter uma boa queda de vendas. Como já comentei meses atrás, não acredito que Shokugeki no Souma alcançará 10 anos de vida, mesmo que os autores planejam que a série dure tanto quanto. Também tivemos nessa edição página colorida para Hinomaru Zumou, que continua sendo apoiado pelos editores.

Talvez as duas grandes surpresas foram as duas novas séries, uma delas chamada de "Demon's Plan", criada e desenha por Yoshimichi Okamoto, autor que perdeu a GFC de 2014 contra Devily-man. Já o outro mangaká, também é um "derrotado" na GFC, só que no ano passado. Takamasa Moue, que vem com um mangá de futebol, foi o tão amado autor de Galaxy Gangs, que pelo jeito, não veremos virar sério (pelo menos, por enquanto). O último mangá de futebol lançado na revista foi Tokyo Wonder Boys, esperamos que o autor consiga fazer um mangá que consiga agradar um pouco mais o público japonês (mesmo que para isso, a série precisa simplesmente passar do décimo capítulo).

Em primeiro lugar tivemos Boku no Hero Academia, que com a ausência de ONE PIECE, teve o caminho aberto para conquistar a primeira colocação. A segunda temporada da série deve chegar em abril, e provavelmente só terá 13 episódios. A luta do anime será se estender por mais de duas temporadas, o mangá conseguiu aumentar sua popularidade, e os DVD/Blu-Rays venderam relativamente bem, se a segunda temporada conseguir manter as mesmas vendas, tem chances reais de vermos uma terceira, mas se tiver uma queda de vendas (que infelizmente muitas vezes acontece), será mais complicado. Em abril começaremos a ter uma resposta sobre o futuro do anime da série, que tantas pessoas amam.

Em segundo lugar tivemos Haikyuu!!, que caiu uma posição em comparação a semana passada, mas continua sendo classificado entre os primeiros colocados. Para mim, o segundo mangá mais estável na revista, logo após ONE PIECE, é justamente Haikyuu!!, que mesmo tendo uma média de posições pior que Black Clover e Boku no Hero Academia, parece estar mais bem estabilizado, já que suas vendas são muito grandes, e o seu anime é um sucesso grande o suficiente ao ponto de poder produzir mais outras duas temporadas, sem ter algum problema. Com certeza o novo mangá do criador de Galaxy Gangs, terá como objetivo alcançar o sucesso que Haikyuu!! alcançou, mas para isso, terá que mostrar uma ótima qualidade, personagens secundários carismáticos, e principalmente, partidas de futebol que sejam muito emocionantes. O ponto forte de Haikyuu!! é justamente as incríveis partidas de vôlei que o mangá entrega.

Em terceiro lugar tivemos uma grande surpresa, Samon-Kun wa Summoner. Fazendo jus ao seu título de comédia, o mangá voltou a se tornar uma verdadeira montanha-russa ambulante, por isso, entre no máximo duas semanas, já estará voltando a ter posições mais baixas, para assim, em um momento acaso, quando os editores gostarem muito do novo capítulo, a série dará um outro pulo do gato. É praticamente uma "lei" que a maioria dos mangás de comédia seguem: PSI Kusuo Saiki e Gintama também ainda fazem jus a esta "lei". Ansatsu Kyoushitsu, por exemplo, era uma exceção a essa regra, já que ficava constantemente nas primeiras colocações. De qualquer modo, os editores realmente não planejam cancelar Samon-Kun wa Summoner, ao menos, não agora.

Em quarto lugar tivemos Toriko que se despedirá de todos nós na próxima semana, com uma bela página colorida. Os editores fizeram a decisão correta em dar ao menos uma página colorida no último capítulo dessa série, que por um pequeno período, foi um dos pilares da revista, juntamente com Naruto e ONE PIECE. Infelizmente, nos últimos dois anos, a série teve uma grande queda de popularidade, o que fez os editores obrigarem o autor a adiantar o ritmo (mesmo que depois claramente pediram para o mesmo diminuir o ritmo, quando viram o número absurdo de séries que estavam a terminar). Toriko foi uma série que marcou muitas pessoas e com certeza fará falta na revista. Espero ver o autor retornando com uma nova série, quem sabe, com uma boa nova comédia de sucesso. Pretendo nas férias de natal fazer uma matéria especial sobre os mangás grandes  da Jump encerrados esse ano (uma matéria para cada).

Surpreendetemente, quase abrindo a zona intermediária tivemos Black Clover, que nessa semana ficou em uma posição bem baixa para o padrão da série, mas ninguém precisa realmente se preocupar, é uma posição temporária, entre duas semanas no máximo a série já retornará entre os  três primeiros colocados - Provavelmente os editores quiseram dar um destaque um pouco maior para Samon-Kun wa Summoner e Toriko, por isso temporariamente abaixaram a posição de Black Clover, que muito em breve retornará as primeiras colocações. Lembrando que como a série também ganhou duas capas nas últimas duas edições, não é que vai pesar tanto deixa-la em sexto lugar por somente uma semana. A balança continua MUITO positiva para Black Clover, que lentamente, também vai aumentando suas vendas e agradando mais pessoas. Aquele ódio que circunda o mangá ainda existe, mas vai diminuindo pouco a pouco.

Em sexto lugar tivemos Gintama que se encontra na sua reta final, como eu digo praticamente toda a semana. Espero que o mangá tenha uma página final MUITO engraçada, que faça jus a toda a história da série: Não quero algo emocionante ou épico, quero algo que me faça cair de rir, como Gintama sempre me fez. Logo após, na sétima colocação tivemos Sesuji wo Pin! to, que atualmente é dos mangás válidos, aquele que vende menos. Talvez os editores ainda decidam manter a série por qualquer mês, enquanto não encontram novatos mais promissores, ou mesmo, planejam cancelá-la na próxima leva, assim o mangá dançaria juntamente a Red Sprite, mas as chances são baixas. A próxima leva deve chegar no meados de janeiro, por isso não demora muito para Red Sprite ser cancelado - Os editores podem preferir por uma outra leva curta de dois mangás, o que seria uma boa opção, e isso salvaria Sesuji wo Pin! to, pois de certo, os editores decidirão cancelar Ibitsu no Amalgam ou Spring Weapon Number 01 (pode ser que tenhamos uma leva de três mangás, caso esses dois mangás não foram bem aceitos). 

Em oitavo lugar tivemos PSI Kusuo Saiki, que essa semana ficou em uma posição intermediária, mas não corre nenhum risco. Logo após, na nona colocação tivemos Yakusoku no Neverland que conquistou uma posição baixa essa semana, mas não vejo de modo algum como uma notícia ruim; a página colorida da próxima semana comprova que os editores não estão desistindo da série, simplesmente não acreditaram que essa semana era necessário deixar o mangá em uma colocação alta. O que me deixa curioso é saber se a série irá ganhar capa quando for lançado o seu primeiro volume, como aconteceu com Black Clover. Lembrando o seu primeiro volume será lançado nesse mês de dezembro. - Se a série tiver realmente tendo um rendimento fantástico, os editores provavelmente decidirão dar a capa, mas se tiver tendo um rendimento bom, mas nada de muito animador, provavelmente darão somente uma página colorida (ou duas páginas coloridas seguidas). Eu sinceramente, espero que a série tenha tido uma ótima recepção.

Em décimo lugar tivemos Kimetsu no Yaiba que também não deve estar correndo risco de cancelamento, já que está melhorando pouco a pouco a suas vendas. Os editores de certo preferem cancelar Sesuji wo Pin! to que Kimetsu no Yaiba, por isso não veremos Yaiba indo embora da revista, até quando o mangá de dança não partir. De qualquer modo, é muito complicada a situação da obra, pois dificilmente conseguirá superar a marca de 60 mil cópias por volume, por isso provavelmente nem mesmo os estúdios se interessarão em produzir um anime do mangá. O futuro de Kimetsu no Yaiba parece bem claro, a obra restará na revista até quando tiver mangás com vendas piores para serem cancelados, o que depende de quanto darão certos as séries futuras - Se os mangás lançados nos próximos meses derem errado, a série sobrevive, se um bom número de mangás derem certo, os editores se virão obrigados a cancelá-lo. Por mais que eu goste de Kimetsu no Yaiba, espero que os editores encontrem mangás de mais sucesso, e por isso de maneira indireta, estou torcendo para o seu cancelamento. 

Em décimo primeiro lugar tivemos Red Sprite que acabou não sendo cancelado, mas levando em conta que seu volume será lançado no final de dezembro, é bem provável que os editores estão guardando a sua vaga para cancelar a série no início ou meados de janeiro, uma decisão inteligente para evitar que uma das séries bem estabilizadas que vendem pouco seja cancelada (lembrando que essas séries são: Sesuji wo Pin! to, Kimetsu no Yaiba, Samon-Kun wa Summoner e Hinomaru Zumou). Por fim, na última colocação tivemos Love Rush que é o segundo fracasso do autor, que por mais que seja talentoso, ainda não consegue convencer o público japonês. Espero que tenha uma terceira chance, ou que ao menos o deixem lançar alguma série na Jump Plus ou em uma revista pequena secundária. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'