sábado, 24 de março de 2018

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #17 (Ano 2018).


Good Acting


Em uma clima de alegria, música e muitas cores, iniciamos a análise de mais uma TOC, no qual tivemos algumas pequenas surpresas, principalmente por parte de Act-Age que vem demonstrando que está conseguindo se manter firme e forte na revista. Porém, não tivemos surpresa vindo somente do novato, mas também de outras séries, por isso, sem mais delongas, vamos ver a número 17 da Weekly Shonen Jump:

Weekly Shonen Jump #17 (26/03/2018)
Boku no Hero Academia c176 (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - Dr.Stone c51
02 - ONE PIECE c899
03 - Haikyuu!! c295
04 - Kimetsu no Yaiba c103
Yakusoku no Neverland c80 (Página Colorida)
05 - Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai c56
Jujutsu Kaisen c04
06 - Gintama c675
Noah's Notes c03
07 - Black Clover c150
Ziga 02 (Página Colorida)
08 - Act-Age c10
09 - Shokugeki no Soma c256
Boruto: Naruto Next Generations c22 (Página Colorida, Mensal)
10 - Hunter×Hunter c379
11 - Hinomaru Zumou c186
12 - Yuragi-sou no Yuuna-san c104
13 - Robot x Laserbeam c50
14 - Bozebeats c11
Tomatoypoo no Lycopene c23
Saiki Kusuo no Sainan 4koma c04

Ausentes World Trigger c165 (Hiato)


Weekly Shonen Jump #18 (02/04/2018)
Capa e Página Colorida de Abertura: ONE PIECE
Página Colorida: Shokugeki no Soma, Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai e Robot x Laserbeam


Começando pelos mangás não ranqueados, como é de tradição, tivemos capa e página colorida para Boku no Hero Academia, que estreará em abril sua tão esperada terceira temporada. Também tivemos nessa edição página colorida para BORUTO, que continua seu lançamento mensal, Yakusoku no Neverland e Ziga, série sobre Kaijus, que vem conquistando alguns leitores do Analyse It. Já Jujutsu Kaisen e Noah's Notes (que em breve lanço as primeiras impressões) não foram classificados, pois classificados as séries novatas só depois do sétimo capítulo. Semana que vem irei comentar sobre a situação e recepção dos três novatos no Japão.

Em primeiro lugar tivemos Dr.Stone, que eu tinha comentado que sua situação na revista estava tranquila e que ele aproveitaria essa edição, no qual Yakusou no Neverland receberia uma página colorida, para atacar a primeira colocação. E como vímos, o ataque de Dr.Stone foi um sucesso e a série conquistou mais uma primeira colocação. O mangá deve conquistar esse ano, mais outros 3 à 6 primeiras colocações, e deve restar na terceira colocação entre o ranking de mangás com mais primeiras lugares, perdendo somente para ONE PIECE e Yakusoku no Neverland. Em segundo lugar tivemos ONE PIECE, que se encontra em uma situação muito confortável e com certeza não está preocupado com sua "relativa" queda de vendas.

Em terceiro lugar tivemos Haikyuu!! que deve ter sua quarta temporada lançada somente em 2019, para a tristeza de muitos seguidores. O mangá continua sendo a terceira obra que mais vende na revista, perdendo somente para os veteranos de longa data: ONE PIECE e Hunter x Hunter, e mesmo sendo quase ameaçado por Boku no Hero Academia, continuou mantendo o seu império. Em quarto lugar tivemos Kimetsu no Yaiba, que é a série novata da revista com a melhor venda, atrás somente de Yakusoku no Neverland (que é realmente um monstro em vendas, popularidade interna e aceitação da crítica especializada). Kimetsu no Yaiba deve, por isso, receber um anime até 2019. Os editores não tem motivo para adiar o anime da série (ao menos que não estejam encontrando um bom estúdio).

Em quinto lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, que na próxima receberá uma página colorida, ao lado do seu companheiro de leva, Robot x Laserbeam. Em sexto lugar tivemos Gintama que continua sobrevivendo na revista e sambando na cara das previsões de "encerramento". É muito óbvio que esse arco pós time-skip, provavelmente seja o último da série. O fato dos editores estarem voltando a classificar a série em colocações extremamente altas, de certo modo, comprova que a série está terminando, mas como eu errei quase todas as minhas previsões sobre o encerramento da série, eu não irei dizer que na próxima leva o mangá será encerrado, mesmo eu acreditando que isto acontecerá.

Em sétimo lugar tivemos Black Clover, que sejamos sinceros, como comentei nas semanas passadas, está vendendo uma quantidade muito boa, que dá uma estabilidade a obra na revista, mas ao mesmo tempo, é muito abaixo do esperado por nós, seguidores da Weekly Shonen Jump. É uma grande pena que um mangá com tamanho potencial não tenha caído no gosto popular japonês e suas vendas não tenham disparado, como aconteceu com as vendas de Boku no Hero Academia e Haikyuu!!. Na altura do campeonato, com o anime já tendo superado a marca de vinte e quatro episódios, não podemos esperar mais nenhum outro grande boost, mesmo que a série ainda possa ter pequenos crescimentos.

Em oitavo lugar tivemos Act-Age, que se mantém SUPER ESTÁVEL, o que é uma notícia boa para a série, mesmo que ainda não podemos considerar ótima. Eu sou a favor da política da diversidade na revista, exagerar em mangás do mesmo gênero, pode limitar o range de expansão comercial da WSJ. Act-Age é um bom exemplo de séries diferente que tem potencial para atriar um público diferenciado, aumentando assim o número de compradores. É refrescante vemos que os leitores estão aceitando de braços abertos uma série dramática sobre a jornada de uma atriz e um diretor. Contudo, não é o momento de exagerar na animação: Act-Age continua recebendo colocações intermediárias e nenhuma página colorida, o que representa uma boa aceitação pelo público, mas que não tem um número enorme de votantes apoiando a série semanalmente. O futuro de Act-Age está caminhando para o sucesso, mas ainda é incerto.

Em nono lugar tivemos Shokugeki no Souma que próxima semana receberá sua merecida página colorida - a série pode estar recebendo na grande parte das edições colocações medíocres, mas continua sendo um dos principais mangás da revista -. Em décimo lugar tivemos Hunter x Hunter, que na próxima semana estará ausente, mas muito calma nesta hora, a série não irá voltar para o hiato ainda (acredito que isso acontecerá na próxima leva), na edição #19 teremos a série retornando para a revista. É só uma pausa para Togashi respirar um pouco. Lembrando que o autor nos anos anteriores, também realizava essas pausas antes de entrar definitivamente em hiato.

Em décimo lugar tivemos Hinomaru Zumou que, como comentei semana passada, anunciou o estúdio responsável pelo seu anime, Gonzo Studios, o que acabou desanimando muitos leitores da série ou as pessoas que estavam ansiosas por um bom anime de Sumô. O estúdio não é dos meus preferidos, principalmente por ter arruinado o anime de uma das minhas séries preferidas (Gantz), mas a adaptação aconteceu a mais de dez anos atrás, nesse período o estúdio Gonzo produziu muitos animes, alguns com um bom sucesso, como Blade & Soul e Akiba's Trip e mudou muito o seu estilo de animação e seu staff. Além disso, a WSJ dará um grande suporte ao estúdio, para que um bom anime seja produzido, por isso o estúdio não estará trabalhando sozinho nesse projeto. Uma curiosidade interessante sobre o Gonzo Studio é que ele foi responsável pelo ÓTIMO vídeo clipe de Breaking The Habit, uma das melhores canções da banda de rock Linkin Park. 

Em décimo segundo lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San que vai estrear seu anime em Julho desse ano, que vai combinar com o início do verão japonês - não é um período perfeito para estrear um anime, mas já tivemos várias obras que não estrearam em Abril ou Outubro, que conseguiram alcançar um grandíssimo sucesso no Japão - Em décimo terceiro lugar tivemos Robot x Laserbeam, que receberá uma merecida página colorida na próxima edição, provavelmente para comemorar o seu aniversário de um ano. A série corre um pequeno risco de cancelamento, é muito provável que não aconteça, mas mesmo assim corre risco - Principalmente agora que os editores não sabem quais mangás cancelar -. Em último lugar tivemos Bozebeats, que com certeza será cancelado na próxima leva, com uma possibilidade real de ser a única série cancelada na próxima leva.

Correção: HUNTER X HUNTER provavelmente não fará uma pausa na próxima, como comentei na matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'