quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #04-05 (Ano 2017).


20 anos.

Escrito por Leonardo Nicolin.

Como muitas já sabem, ONE PIECE esse ano está completando incríveis 20 anos de vida, e a Shonen Jump decidiu dar um grandíssimo destaque para a série, mas mesmo assim, não estão esquecendo dos demais mangás da revista, principalmente aqueles que serão importantes para o futuro da série. Por isso, vamos analisar a terceira TOC do ano de 2017, e ver qual são os planejamentos dos editores para esse ano de 2017:

TOC Weekly Shonen Jump #04-05 de 2017 (26/12/16)
WSJ Cast (Capa)
Boku no Hero Academia (Página Colorida de Abertura e resultado do 2nd Concurso de Popularidade, Capítulo 120)
01 - ONE PIECE Capítulo 850
02 - Black Clover Capítulo 91
03 - Yakusoku no Neverland Capítulo 20
04 - Hinomaru Zumou Capítulo 126
Gintama (Página Colorida, Capítulo 617)
05 - Haikyuu!! Capítulo 235
Demon's Plan (Capítulo 05)
Canvas (Página Colorida, One Shot)
06 - Kimetsu no Yaiba Capítulo 43
Ole Golazo (Capítulo 04)
Tomatoypoo no Lycopin (Página Colorida, One Shot)
BORUTO (Página Coloria, Mensal - Capítulo 08)
07 - Shokugeki no Souma Capítulo 196
08 - Sesuji wo Pin! to Capítulo 79
Haru yo, Koi! (One Shot, Parte 1)
09 - PSI Kusuo Saiki Capítulo 225
10 - Yuragi-Sou no Yuuna-San Capítulo 44
11 - Samon-Kun wa Summoner Capítulo 62
12 - Ibitsu no Amalgam Capítulo 11
13 - Spring Weapon Number One Capítulo 10
Isobe Isobee Monogatari Capítulo 215
World Trigger (Hiatos)
HUNTER X HUNTER (Hiatos)

Prévia da WSJ #06 de 2017:
Capa e Página Colorida de Abertura: ONE PIECE
Página Colorida: PSI Kusuo Saiki, Hinomaru Zumou e Sesuji wo Pin! to
Páginas Extras: Kimetsu no Yaiba, Yakusoku no Neverland, Ibitsu no Amalgam.

Página Colorida de Abertura de Boku no Hero Academia.

Começando pelos mangás não-ranqueados, como já é de tradição do Blog, tivemos como página colorida de abertura Boku no Hero Academia que também teve o resultado da sua pesquisa de popularidade; por incrível que pareça Bakugou acabou ganhando, mostrando assim como a popularidade do personagem está altíssima no Japão. E como esperado, Uraraka ficou somente na décima colocação, perdendo para vários outros personagens que tiveram muito menos destaque ao longo desses 120 capítulos. A personagem também já tinha sido eleita a pior personagem feminina a Shonen Jump. Parece que Horikoshi está realmente disposto a fazer de Uraraka uma personagem mais amada pelo público, por isso, está começando a dar ainda mais foco para a personagem, desenvolvendo principalmente o amor que ela sente pelo Deku. Vamos ver se esse foco diferenciado vai aumentar a popularidade de Uraraka (para mim, acho que não conseguirá aumentar).

Nessa edição também tivemos páginas coloridas para dois One Shot's, a habitual página colorida para BORUTO, que em todos os capítulos vem ganhando esse pequeno presente por parte dos editores - A série com certeza está muito segura na revista, e com o anúncio do seu anime na Jump Festa 2017, os editores devem aumentar ainda mais o destaque do mangá, chegando a dar capa para a série quando for lançado o seu capítulo de abril (será o mesmo no qual será lançado a primeira temporada do anime de Boruto). O anime também deve ajudar a impulsionar as vendas do volume da série, que tiveram uma pequena queda em comparação ao primeiro volume, mostrando que algumas pessoas não estão realmente interessadas em continuar lendo a história do filho de Naruto. A última página colorida foi destinada para Gintama, que deve ganhar em 2017 mais uma nova temporada para o seu anime, provavelmente a última temporada da série.

Página Colorida de Boku no Hero Academia

Sobre as duas séries novatas, Demon's Plan e Ole Golazo, a situação posso considerar um pouco ruim. O segundo capítulo e o terceiro capítulo de Demon's Plan teve uma recepção abaixo do esperado. Os japoneses não gostaram tanto do desenvolvimento da série, principalmente do conteúdo apresentado no terceiro capítulo, que foi praticamente massacrado pela maioria dos leitores - A série ainda sim teve uma ótima recepção no seu primeiro capítulo, deste modo pode ser que continue recebendo votos das pessoas que se interessarem pela obra, mas com certeza, a ruim recepção dos dois capítulos seguintes foi um grande impacto para a estabilidade da série. Já Ole Golazo, o segundo capítulo teve uma recepção melhor que o primeiro, fazendo assim que vários leitores decidissem dar um apoio para a série, contudo, o terceiro voltou a ser criticado, inclusive pelos mesmo que elogiaram o segundo capítulo. Podemos dizer que ambas as séries não se encontram em uma situação delicada, e caso não melhorem nas próximas semanas, podem riscar o cancelamento. Por enquanto, ambas ainda tem chances de sobreviver, mesmo que estão diminuindo cada capítulo mal recepcionado.

Lembrando que no cartão de votação da estréia de uma série, os editores além de perguntarem as três séries favoritas, também perguntam, se a pessoa tem interesse continuar lendo a nova série, se gostaram do protagonista (em Lady Justice fizeram essa pergunta, por exemplo), e outras perguntas direcionadas a nova série, essas respostas são muito importantes. Nas edições que não tem estreia, fazem perguntas diversificadas, podem perguntar um certo aspecto de um mangá da revista ou mesmo sobre uma das publicidades presentes na revista.  Por exemplo, na edição #01 desse ano, a primeira pergunta foram relacionadas aos dois One-Shots publicados, no qual os editores perguntaram diretamente ao público o que acharam da obra, existem 19 afirmações diferente, e o público tinha que escolher três dessas 19 afirmações - dependendo da série ou até mesmo do One Shot essa afimração podem varia entre: "o protagonista é muito engraçado", "a série é muito chata", "o traço do autor é muito bom", "o vilão é o melhor personagem", "a história é muito bem escrita", "não continuarei a ler", "Quero que o One Shot seja serializado", entre muitas outras afirmações - o número que tu colocar no primeiro quadrado, é teoricamente a afirmação que mais mostra sua opinião sobre a série. Essas respostas são muito importante, e infelizmente não tenho como saber o que o público respondeu.

Em primeiro lugar tivemos ONE PIECE que está comemorando vinte anos de publicação - poucas séries conseguem alcançar tantos anos de publicação, por isso o feito da série de Eiichiro Oda é tão surpreendente. Aliás, é ainda mais surpreendente se pensarmos quanto a série consegue vender, mesmo tendo tanto tempo de vida - e mesmo diminuindo lentamente as suas vendas (que foram infladas pela saga de Marineford), a série tenderá a continuar como a que mais vende volumes nos próximos anos, podendo perde essa posição, somente se surgir um novo fenômeno como Shingeki no Kyojin, o que é possível, porém, muito improvável. Os editores sabendo como é importante a conquista da série (vinte anos de vida), está disposta a dar muita publicidade ao mangá, fazendo-o inclusive ser a capa da edição do próximo ano. Provavelmente teremos muito mais capas ao longo do ano de 2017 - além de vários outros eventos para comemorar tal conquista, como por exemplo, o Tokyo One Piece Tower, que será supervisionado pelo próprio autor do mangá.

Em segundo lugar tivemos Black Clover que nos entregou uma notícia na Jump Festa 2017, a série ganhará um anime produzido pela Pierrot no próximo ano. Muitas pessoas ficaram um pé atrás ao saber essa notícia, pois a Pierrot tem o costume de produzir muitos animes de péssima qualidade, contudo, eu estou aqui para analisar na visão editorial, e não como seguidor da série - e os editores pensam principalmente no lucro na qual a série poderá alcançar. A Pierrot comete os seus erros, e lança vários animes que não conseguem agradar o público, mas também demonstrou ser um estúdio com capacidade para produzir animações de sucesso mundial; o exemplo atual mais conhecido é Tokyo Ghoul, que mesmo tendo uma péssima qualidade, para os editores da Young Jump foi um grande sucesso e trouxe muito lucro para o estúdio. Os editores quando escolhem estúdios como Toei ou Pierrot está pensando justamente na capacidade do mesmo em produzir grande sucesso, e devemos dizer, esses são os estúdios que melhor conseguem este feito. A Shueisha está procurando adaptações que façam o mangá vender MUITO, e não adaptação de boa qualidade que não ajudam em nada a série, como aconteceu com Boku no Hero Academia que teve por trás, um bom estúdio.

Página Colorida de Gintama.

Em terceiro lugar tivemos uma grata surpresa, Yakusoku no Neverland, e devo corrigir o meu discurso relacionado a série na semana passada - O mangá continua não sendo um instantâneo grandíssimo sucesso como foi Shokugeki no Souma e Boku no Hero Academia, contudo, deve conseguir o mesmo que Black Clover ou até mesmo mais, quando estiver no seu quinto ou sexto volume, assim, podemos considerar a série um "sucesso" (mesmo que não seja grande). Ainda tem a possibilidade de acontecer com a série, o que aconteceu já com outros mangás, como Haikyuu!!, que é ter um grandíssimo aumento de vendas volume após volume, mas levando em conta as últimas séries da revista, não podemos considerar essa possibilidade como provável, e sim como algo muito improvável, mesmo que possível. Yakusoku no Neverland deste modo garantiu a sua permanência na revista, e deve conseguir ganhar um anime quando estiver completando dois ou três anos, já que vende o suficiente para os estúdios se interessarem pela obra. É um alívio para todos que gostam do mangá saber que a obra não entrará no quarteto não-fantástico.

Em quarto lugar tivemos Hinomaru Zumou, que também deve ganhar uma página colorida na próxima semana - a série está em um arco muito importante, que é o torneio nacional, e para algumas pessoas, caso o protagonista consiga ganhar esse torneio, a série será encerrada, deste modo, podemos dizer que o mangá pode estar chegando ao seu fim ainda no ano de 2017. Contudo, levando em conta o destaque que o grupo editorial vem dando para o mangá, talvez não estejam planejando o encerramento da série. Sabemos muito bem que os editores tendem a dar pouco destaque para os mangás que estão preste a se encerrar, salvas raras exceções como Gintama. Talvez Hinomaru Zumou seja uma dessas exceções (se levarmos em conta quanto os editores amam a série, a possibilidade dela se tornar uma exceção é real), contudo não podemos levar a exceção como uma regra, deste modo, analisando o comportamento do grupo editorial da Shonen Jump em relação à Hinomaru Zumou, eu não diria que a série está preste a ser encerrada, mesmo que seria uma boa decisão por parte do autor, tentar partir para uma nova ideia, já que claramente Zumou dificilmente se tornará um grande sucesso comercial.

Em quinto lugar tivemos Haikyuu!!, que acabou a sua terceira temporada e deve estar se preparando para a produção de uma quarta temporada. Acredito que a série conseguirá, sem problemas algum, alcançar a quinta temporada antes dos DVDs / Blu-Rays começarem a vender abaixo de três mil cópias, o que seria uma quantidade que poderia fazer o estúdio responsável decidir não produzir mais nenhuma temporada. Devemos também ver qual será o ritmo das próximas temporadas da série; o mangá retornará a produzir 24 episódios por temporada, sendo assim lançado cada um ano e meio ou até mesmo dois anos, ou decidirá produzir de 10 à 12 episódios por temporada, podendo lançar um material novo por ano, parecendo até mesmo séries de TV americanas que utilizam estratégia de lançamento anual, como é o caso de Game of Thrones e The Walking Dead, ambas que seguem como base obras externas. A resposta dessa dúvida só teremos quando for anunciado a quarta temporada, e pelo jeito vai demorar ainda um pouco, pois é bem provável que o estúdio Production I.G só decida lançar uma temporada nova em julho ou outubro do próximo ano. Sobre a situação de Haikyuu!! na revista, é o segundo pilar, e está mais do que seguro.

Página Colorida de Canvas (One Shot)

Outro mangá que está, POR ENQUANTO, podendo deitar e rolar na revista, é o sexto colocado Kimetsu no Yaiba - a série pode estar vendendo bem pouco, e em outros períodos estaria cancelada, mas os editores parecem estar confiando bastante no mangá, e não a vejo sendo cancelada antes Sesuji wo Pin! to e Samon-Kun wa Summoner. Seria muito interessante ver a série conseguindo ganhar uma versão televisiva, produzida por um bom estúdio (eu não vejo uma possibilidade de Kimetsu no Yaiba se tornar um grandíssimo sucesso, por isso, é melhor que seja por um estúdio que saiba entregar um produto de alta qualidade. Se for para ter uma temporada, que seja ótima, hehe), mas a possibilidade disso acontecer é realmente muito baixa, mesmo que seja maior que seus companheiros do quarteto, pois a série por ser um B-Shounen, consegue deixar mais estúdios interessados. Lembrando que a série ainda nem completou um ano de vida (completará em fevereiro, na edição #11) , e é muito complicado uma série que vende pouco ganhar um anime no seu aniversário de dois anos, normalmente é no terceiro ou quarto aniversário, o que ainda falta muito tempo. Talvez, Kimetsu no Yaiba seja cancelado antes, já que suas vendas, como comentei nas linhas passadas, não é tão boa.

Em sétimo lugar tivemos Shokugeki no Souma, que ganhou um novo OVA na Jump Festa 2017 - A série continua tendo um sério problemas com suas vendas, e provavelmente não vai mudar - existe uma possibilidade pequena do mangá ser encerrado nos próximos meses, mas devemos ver se realmente esse arco pode ser o último ou penúltimo da série, ainda é muito cedo para chegarmos em qualquer conclusão - Se o mangá continuar na revista, é bem provável que entre um ano, retorne a vender na mesma quantidade que seu período pré-anime, o que não seria um resultado terrível, contudo faria que os editores rebaixassem a série, dando ainda menos destaque na revista. Ultimamente o mangá vem sendo constantemente colocado na parte inferior da revista, após a primeira metade. Essa semana, mesmo ficando na sétima colocação, por causa do número gigantesco de séries não classificadas, o mangá novamente ficou na parte inferior, por isso, por mais que a sétima colocação seja boa, não podemos dizer que Souma realmente se recuperou das baixas posições da semana passada. A verdade é que cada vez será mais constante vermos Souma nos últimos lugares, é um efeito que vemos acontecer com muitas séries: Toriko, Katekyou Hitman Reborn, Beelzebub, Gintama e Bleach são os exemplos mais novos, mas se olharmos os anos anteriores à 2010, veremos que outras séries também tiveram o mesmo tratamento por parte da equipe editorial da Shonen Jump. De qualquer modo, ainda durará muito tempo até Souma entrar em risco de cancelamento.

Página Colorida de Tomatoypoo no Lycopin (One Shot)

Em oitavo lugar tivemos Sesuji wo Pin! to, que receberá na próxima edição uma bela página colorida; não tem um motivo exato para os editores darem esse presente para a série, provavelmente é para dar um pequeno apoio para a obra. Os editores decidiram que não irão cancelar o mangá nas próximas semanas, deste modo, se é para manter o mangá, nada melhor que dar um pequeno apoio não é? Sesuji wo Pin! to continua sendo o mangá estável com maior risco de cancelamento, essa página colorida não mudará a situação, mas enquanto os novatos não tiverem dando certo, os editores vão manter a obra viva. Em nono lugar tivemos nossa querida série de comédia, PSI Kusuo Saiki, o anime pode ter sido um fracasso, e suas vendas continuaram idênticas ao período pré-anime, mas a série continua vendendo muito bem para uma comédia tradicional, com piadas mais voltadas aos trocadilhos, que nas piadas visuais. Ainda acredito que vai acontecer o que eu previ nas semanas atrás (a série entra no limbo das posições intermediárias), mas não deve acontecer um detalhe; os editores provavelmente não deixarão a série sem apoio algum. Como se tem muitas séries que vendem pouco, é necessário que as vendas de PSI continuem estáveis, deste modo, acredito que veremos a série na maioria das vezes na posição intermediária ou entre os últimos cinco, mas algumas semanas conseguirá ficar entre os cinco primeiros colocados (quando tiver saindo um novo volume ou tiver um capítulo muito engraçado, na opinião editorial), e deve ganhar também, algumas vezes, páginas coloridas, como acontecerá na próxima semana.

Em décimo lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San, que pegou surpreendentemente uma colocação baixa, mas não deve ser um problema para a série, que continua sendo muito amada pelo público. Como o anime de Black Clover já foi anunciado, eu diria que o próximo mangá a ter um anime anunciado será Yuragi-Sou, provavelmente nos últimos meses do ano de 2017 - isso se não tivermos um improvável anuncio dos animes de Sesuji wo Pin! to no seu aniversário de dois anos, e no possível, mas complicado, anuncio de anime no aniversário de três anos de Hinomaru Zumou - as duas séries fazem aniversário no mês de maio, um na edição #24 e outro na edição #26. Yuragi-Sou no Yuuna-San, caso consiga ter um anime de sucesso, tem tudo para se tornar a obra de ecchi de maior sucesso da revista, superando inclusive To LOVE-Ru. Nesses tempos de períodos escuros, no qual os editores não estão conseguindo achar tantas séries que vendam muito bem, encontrar um mangá que tem tudo para se tornar o maior sucesso do seu gênero (maior sucesso da Shonen Jump), é um vitória gigantesca. Para mim os editores deste modo deveriam dar mais destaque para Yuragi-Sou, pois a série já está alcançando as vendas de Black Clover, e ainda não ganho sua segunda capa, deve ganhar só no seu aniversário de um ano, que acontecerá em fevereiro de 2017 - Entendo que os editores não gostam de dar muita publicidade para um ecchi, pois tem várias pessoas que não gostam do estilo, mas estão perdendo a possibilidade de fazer Yuragi-Sou vender mais.

Página Colorida de Boruto.

Em décimo primeiro lugar tivemos Samon-Kun wa Summoner que foi classificado na pior posição possível para uma série bem estabelecida (as duas últimas séries dificilmente sairão daquelas posições). Olha, provavelmente os editores preferem cancelar primeiro Sesuji wo Pin! to, mas as vendas de Samon-Kun wa Summoner e Sesuji wo Pin! to não são tão diferentes, por isso, pode acontecer que prefiram cancelar primeiro Samon-Kun wa Summoner, ao invés de Sesuji wo Pin! to - mesmo que ao verem o resultado do último volume da série, que vendeu ainda menos, devem praticamente decidir que o primeiro a ser cancelado do quarteto é realmente Sesuji wo Pin! to. As vendas de Samon-Kun wa Summoner parece que pararam de crescer, se estabilizando em mais ou menos 50 mil cópias por volume, o que é sinceramente, uma quantidade muito baixa. Yakusoku no Neverland conseguiu superar essa marca com 10 dias de vendas, sendo que estava lançando o seu primeiro volume, que normalmente é o que vende menos em uma série. Por isso, Samon-Kun wa Summoner, começou muito bem, com apoio do diretor de Gintama, ganhando uma capa por parte dos editores, e superando seu companheiro de leva, que inicialmente os editores tinham aprovado (nas primeiras semanas os editores pensavam em cancelar Samon-Kun), mas atualmente a série se estabilizou e se encontra em uma situação bem mais complicada. Vamos ver vai conseguir se manter na revista. Ela tem a sorte de uma comédia, por isso as vendas não serem tão importantes, mas nesse período de crise, os editores precisam de séries que vendam bem.

Em décimo segundo lugar tivemos Ibitsu no Amalgam, que ganhará uma páginas extras nas próximas semanas. Isso pode significar três coisas; a primeira é que os editores pretendem encerrar a série, mas tem uma boa relação com o autor, por isso estão dando mais chances dele encerrar de maneira satisfatória o mangá, como fizeram com Red Sprite e Gakkyou Houtei. A segunda opção é que os editores ainda acreditam no potencial da série, mas sabem que foi muito mal recepcionada, por isso estão dando só mais um pequena empurrão. E a terceira, e para mim, a mais provável possibilidade, os editores estão fazendo um pequeno aumento de popularidade por parte da série, como aconteceu com Mitsukubi Condor (obra do mesmo autor que começou muito mal, conseguiu a partir do sétimo capítulo melhorar sua popularidade, mas acabou sendo cancelada mesmo assim, o que deixou muitos japoneses tristes), CONTUDO, por mais que a popularidade esteja aumentando, ainda não é o suficiente para decidiram salvar o mangá, por isso decidiram dar um empurrão para ver o que acontece. Lembrando que os editores tem o resultado das votações cerca de 14 a 20 dias depois, por isso, podem antes mesmo de lançar uma nova leva, saber a recepção desse capítulo com maior destaque de Amalgam, se fizerem perguntas diretas no cartão, melhor ainda - Em último lugar tivemos Spring Weapon Number One, que deve ser cancelada de qualquer modo, não tem chances de acabar sendo salva. A próxima leva deve ter duas estreias (caso milagrosamente Amalgam se salve, mas é muito dificil que aconteça) ou três estreias caso não se salve. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'